/ Institucional / Histórico

Tamanho da letra

Histórico

A associação Deus, Cristo e Caridade, fundada em 25 de junho de 1902, tinha como finalidade principal a construção de um centro espírita, onde os adeptos do Espiritismo pudessem se reunir.


Em 21 de agosto de 1905, o Grupo Espírita Santo Agostinho designa uma comissão para angariar donativos para a construção do Centro.


Em janeiro de 1907, passa por Niterói o presidente do Centro Espírita de Porto Alegre, RS, Israel Corrêa da Silva, e consegue interessar os espíritas de Niterói para a criação de uma Federação Estadual.


Assim, a idéia inicial de construção de um Centro Espírita evolui para a fundação da Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), fundada em 30 de junho de 1907. O objetivo da nova entidade, de âmbito estadual, é "a congregação e a união dos espíritas".


A FEERJ enfrentou momentos difíceis, em passado recente, reduzindo substancialmente sua atuação, mas com a nova diretoria empossada em 2000, todas as atividades foram dinamizadas e inúmeros encontros foram promovidos e realizados no Estado do Rio, levando a presença, o apoio e a divulgação da doutrina aos Centros Espíritas. Como meta principal, a FEERJ tomou a iniciativa de promover a união do Movimento Espírita fluminense e integrou, em conjunto com a USEERJ, a Comissão Bipartite, organizada com o objetivo de oferecer subsídios à unificação desse Movimento, em nosso estado.


Como resultado do trabalho dessa comissão foram promovidas reformas estatutárias nas duas instituições, que passaram a ter estatutos praticamente iguais, instituindo-se a administração colegiada e criando-se o Conselho Espírita Estadual de Unificação ? CEEU, com representação paritária das duas instituições (FEERJ e USEERJ). O CEEU, provisoriamente, passou a ter a representatividade do movimento espírita estadual junto ao CFN da FEB.


Posteriormente, com o trabalho conjunto das Diretorias das duas Instituições, o processo de unificação foi concluído com a criação da federativa única em nosso Estado, denominada Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro ? CEERJ.


O Instituto Espírita Bezerra de Menezes (IEBM), é uma conseqüência do processo de unificação da Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ) com a União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro (USEERJ). Neste processo de unificação, a USEERJ, através de uma alteração estatutária, foi transformada na Federativa Única de nosso Estado, reunindo seus associados com os associados da atual FEERJ, que cedeu para tanto a sua função federativa e foi transformada no IEBM, de forma a manter o trabalho doutrinário e assistencial desenvolvido pela FEERJ.




Espalhe por aí


Pesquise no site: