/ Institucional / SAPSE

Tamanho da letra

SAPSE

O Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita é realizado sem imposições, de forma integrada, com orientação doutrinária e assistência espiritual, de modo que possa a vir constituir-se em um dos meios para a libertação espiritual do homem, finalidade primordial da Doutrina Espírita.


O atendimento a ser realizado pelo Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita deve ser precedido do estudo da realidade do beneficiário, salvo em situações de reconhecida necessidade imediata.


Dentre as atividades que são desenvolvidas pelo SAPSE/IEBM, destacam-se A Obra do Berço Maria Dolores e o Instituto Dr. March (clique aqui e conheça a história do IDM).


OBRA DO BERÇO MARIA DOLORES

A Obra do Berço Maria Dolores tem como objetivo prioritário a assistência e promoção social a gestantes em situação de risco econômico e social. A preocupação não é somente distribuir enxovais. Este é um trabalho que acompanha meninas/mulheres que esperam o seu bebê e requer cuidadosa preparação.


É um trabalho que visa realizar atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças com grávidas em comunidades da cidade de Niterói. As gestantes participam de palestras educativas sobre os cuidados durante a gravidez e ações de prevenção e controle de doenças, com acompanhamento à frequencia das mesmas no pré-natal nos postos de saúde.


No decorrer de oito semanas, sempre às segundas-feiras, das 14:00 às 16h, são realizados encontros com psicólogas, enfermeiras, pedagogas todas voluntárias, além das que confeccionam os enxovais dos bebês e outras que preparam o lanche de confraternização da equipe e grávidas.


O nosso trabalho não se encerra na realização técnica. Há uma preocupação em promover, através de dinâmicas e vivências o sentimento de amor pelo filho que está para nascer e de valorização da família, à luz do Evangelho, a fim de que elas descubram que esperar um filho é ser coparticipante da obra Divina.


São também trabalhadas as questões de cidadania com o estudo do ECA (Estatuto da criança e do adolescente) e incentivado o auto-sustento através da confecção de peças artesanais com materiais recicláveis. É estimulado assim a autoestima para a maternidade responsável, um incentivo à esperança e à confiança em si e em dias melhores.


Ao final das semanas, a gestante recebe um enxoval para o seu bebê e um kit de higiene pessoal feminino para levar para a maternidade.
A Obra do Berço Maria Dolores é mantida com o rendimento de um bazar de artigos artesanais confeccionados por outras voluntárias além de doações e de uma pequena cantina.


As gestantes deste projeto permanecem vinculadas ao nosso trabalho pelo período de um ano após o nascimento dos bebês, em um subprojeto denominado Amparo à Nutriz, onde por um período de seis meses, elas recebem mensalmente uma ajuda de uma bolsa de alimentos para contribuir com a amamentação, e nos seis meses seguintes, passam ao subprojeto denominado Banco de Leite em que são distribuídas bolsas com leite em pó e farináceos, destinados aos bebês, e não mais às mães.


A partir dos dezoito meses, essas crianças tem prioridade em matricula na Creche do Instituto Dr. March, a outra obra de Assistência e Promoção Social do IEBM ? Instituto Espírita Bezerra de Menezes.



Espalhe por aí


Pesquise no site: